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    VIGÉSIMA PRIMEIRA CÂMARA - 17ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    ENIO LUIZ TENÓRIO PERRONE
Data: 01/02/2018 Hora: 19:10:53
Por: Maycon Morano, assessor de Comunicação Social da Câmara Municipal
Novo prédio da Câmara completa um ano de funcionamento

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Foto:Arquivo/Comunicação CMPP

Nessa sexta-feira (2), completa um ano da inauguração e abertura do prédio próprio da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na esquina das avenidas Coronel José Soares Marcondes e Washington Luiz. Esta foi a primeira vez que funcionou de forma independente fisicamente desde a inauguração do Paço Municipal "Florivaldo Leal", 48 anos antes.

O novo prédio possui três pisos; Gabinetes individuais amplos, confortáveis e climatizados para atendimento da população; Plenário com o dobro de cadeiras do anterior; salas de reuniões para o recebimento de comissões de munícipes e entidades.

O presidente da Casa de Leis, vereador Enio Perrone, afirma que esta mudança física é um fator importante para que a população continue a buscar os vereadores como forma de intermédio e fiscalização do Executivo. "Até achamos que isso ia mudar, mas a pessoa continua a procurar primeiro o vereador. Aquela imagem que o vereador é o ouvido do povo, é real. Nós que escutamos as reclamações, elogios e tudo o que o povo quer. E isso aumentou, com essa separação física e com a facilidade deste prédio, que é central. Mais um grande avanço para a política de Prudente. Basta ver que todas as sessões estão lotadas", aponta.

Desde abril do ano passado, quando o sistema de gerenciamento de atendimentos foi implantado no novo prédio, foram 15.281 pessoas registradas que procuraram os gabinetes dos vereadores. Cabe ressaltar que nem todas são registradas e que os parlamentares realizam reuniões externas semanalmente. "Temos uma média de atendimentos de 1,7 mil a 1,8 mil pessoas por mês. Isso facilitou muito com esse novo prédio. Foi uma grande mudança para Presidente Prudente", ressalta.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias (Demerson da Saúde), que está em seu segundo mandato, sendo que o primeiro também foi no local antigo, conhece bem a diferença entre os locais. "Foi uma mudança radical, para melhor. Agora nós temos dignidade para atender a população que nos procura com suas diversas demandas. Temos acessibilidade para garantir o acesso de todos à Casa de Povo", aponta.

A mudança de local, de acordo com o parlamentar, também proporcionou o sentimento de separação dos Poderes na comunidade. "Isso fixou na cabeça das pessoas. Os Poderes que são harmônicos, Legislativo e Executivo, mas são independentes. Antigamente a população dizia: 'Vou te procurar lá na Prefeitura'. Agora, nas ruas, a população nos diz: 'Te procuro na Câmara, no prédio da Washington Luiz'. Isso, institucionalmente, é muito bom, tanto para vereador como para a própria comunidade, já que somos seus legítimos representantes", ressalta Demerson da Saúde.

Há mais 45 anos como funcionário do Poder Legislativo prudentino, o diretor geral da Secretaria "Luiz Maurício Sandoval", Mauro Alves dos Santos, aponta que a mudança de prédio proporcionou qualidade de trabalho para os servidores. "Isso também refletiu na agilidade e produção dos trabalhadores. Trouxe mais dignidade para nós todos", pontua.

A mudança para o prédio totalmente reformado, onde funcionava a Secretaria de Saúde e já foi a Biblioteca Municipal, custou cerca de R$ 1,5 milhão. Valor muito inferior ao que foi previsto no orçamento inicial para a construção de um prédio nas imediações do Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros", em um futuro Centro Administrativo - R$ 25 milhões iniciais.

"Sempre falo e tenho que agradecer a visão do prefeito [Milton Carlos de Mello] Tupã que ajudou a fazer a reforma. Este é um prédio publico. Então não temos aluguel para pagar. Tudo o que foi feito permanece para o município", enaltece o chefe do Legislativo, vereador Enio Perrone.

O novo prédio possui toda a acessibilidade necessária (rampas de acesso, corrimãos, portas para cadeirantes, entre outros), além de segurança para servidores e a população, que também será atendida com dignidade e conforto.

Dentre as mudanças, destacam-se o Plenário "Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia", ampliado com quase o dobro do número de cadeiras; todas as salas possuem ar condicionado; elevador para os três pavimentos; os gabinetes dos vereadores possuem sala de atendimento e de reunião; as Comissões Permanentes ganharam uma sala própria; a Secretaria "Luiz Maurício Sandoval", que era em apenas um corredor, agora possui espaço mais amplo e funcional, bem como a separação de departamentos, como o de Compras e Licitações; espaço para arquivos e almoxarifado, que é inclusive uma exigência do Tribunal de Contas; salas para o corpo diretivo e de assessoramento da presidência.

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