Data: 10/04/2019 07:34:53
Energia fotovoltaica na Câmara de Prudente é “iniciativa importantíssima”
Afirmação é do coordenador do EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, que acrescenta que medida “atende

Foto:Cedida

Danilo Zagatti, Danielle Abud e Lenon Fachiano Silva durante Oficina Câmara Verde na última semana

A implantação do sistema de microgeração de energia solar (sistema fotovoltaico) na Câmara Municipal de Presidente Prudente é uma "iniciativa importantíssima". A afirmação é do coordenador-geral do EcoCâmara, da Câmara dos Deputados, Luiz Vicente da Costa Braga.

"É uma iniciativa importantíssima que atende também aos anseios da sociedade", afirmou Braga na última semana, durante a Oficina Câmara Verde, promovida pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, na Câmara Municipal de Franca.

Na ocasião, estiveram presentes dois servidores efetivos do Legislativo prudentino, que são membros da comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Câmara Municipal de Presidente Prudente: Danilo de Almeida Zagatti (presidente) e Lenon Fachiano Silva.

Além da implantação de placas de captação de energia fotovoltaica, eles também apresentaram durante o encontro as ações da Câmara de Prudente para um Legislativo sustentável, como a troca gradativa de lâmpadas comuns fluorescentes por novas lâmpadas de LED, que duram mais e consomem menos energia; instalação de sensores de presença em locais apenas de passagem, evitando que a luz fique sempre ligada; aquisição e instalação de bebedouros ligados à rede hidráulica, que reduz o consumo de água em garrafas pet que poluem o meio ambiente; e a iniciativa "Adote um copo", visando reduzir ainda mais o consumo de copos plásticos.

Oficina Câmara Verde

Conforme informações do Interlegis, uma das instrutoras da Oficina Câmara Verde foi Danielle Abud, doutora em Sustentabilidade em Administração Pública e explicou que o encontro teve o objetivo de dar oportunidade aos gestores de implantarem plano de logística sustentável, aproveitando a experiência do Senado.

A iniciativa do Interlegis conta com a parceria da Câmara dos Deputados, como representante Luiz Vicente da Costa Braga, coordenador-geral do EcoCâmara. Ele lembra, inclusive, que já foi formada, com estas instituições e o Tribunal de Contas uma Rede Federal Legislativo Sustentável e que tem participado de outras Oficinas.

Presidente Prudente, aliás, foi destaca por ele como "caso concreto" de boa iniciativa no uso sustentável de seus recursos.

Já a outra instrutora da Ofina, Francis Lobo se dedicou, sobretudo, à questão da acessibilidade, que deve estar incluída no plano de logística sustentável. A intenção, segundo ela, que também é assistente social e analista legislativa do Senado, é trazer ao debate uma perspectiva mais ampliada deste conceito. "Não é só acessibilidade física, não é só rampa e elevador, mas é também acessibilidade comunicacional para pessoas cegas e surdas, acessibilidade atitudinal", explicou.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi implantada no 1º Biênio da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente e tem continuidade durante este 2º Biênio.

Este é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária - não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes.

Clique aqui e conheça mais sobre o A3P no site da Câmara de Prudente.

22/04/2019