Data: 12/05/2020 21:16:43
Vereador pede hospital de campanha em presídio de Prudente
Requerimento de autoria do vereador Izaque Silva foi aprovado nessa segunda-feira

Foto:Reprodução/Google Maps

A 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou o Requerimento Nº 10964/17, de autoria do vereador Izaque Silva, que solicita providências do Executivo para a implantação de um hospital de campanha dentro da unidade prisional de Montalvão, por conta da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O documento foi apreciado pelo Plenário da Casa de Leis durante a Sessão Extraordinária dessa segunda-feira (11).

A medida atenderia detentos da Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura", que possui população de 1.090, além de outros 625 do anexo de regime semiaberto; e do Centro de Ressocialização (CR) "ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira", com uma população de 89 detentos e mais 63 do anexo de regime semiaberto. Os dados são dessa segunda-feira e obtidos no site da oficial da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Outro ponto abordado por Izaque Silva é a quantidade crescente do número de infectados na cidade. Nesta terça-feira (12), por exemplo, a Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), recebeu mais quatro novos casos positivos para coronavírus. Agora, Presidente Prudente contabiliza 71 confirmações da doença, com sete óbitos.

"Entre as mortes está a de uma agente da Secretaria de Administração Penitenciária que atuava em Montalvão", lamentou o parlamentar. "Detentos com suspeitas são encaminhados para os hospitais de Presidente Prudente para exames e, em alguns casos, tratamento, aumentando o risco de contaminação das pessoas que buscam naquela unidade hospitalar outros atendimentos", alertou.

Por fim, para justificar a necessidade deste hospital de campanha provisório, o vereador Izaque Silva lembrou que, por conta da quantidade de unidades prisionais existentes no Oeste Paulista, "há anos se discute a criação de um hospital com intuito de atender apenas detentos de Presidente Prudente e região".

Confira no arquivo abaixo a íntegra do requerimento aprovado.

Requerimento Nº 10964-17 - Hospital de Campanha

Vereadores in Memoriam da Legislatura