Data: 20/05/2020 14:29:39
Vereadores pedem cumprimento de decisão judicial contra empresa de ônibus
Parlamentares fiscalizaram linhas nesta manhã após liminar obtida pelo Ministério Público

Foto:Comunicação Câmara de Prudente

Após fiscalização de ônibus na manhã desta quarta-feira (20), os vereadores Demerson Dias, José Geraldo de Souza (Geraldo da Padaria) e Mauro Neves encaminharam denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) solicitando providências para o cumprimento da decisão judicial contra a empresa concessionária do transporte coletivo e do Município de Presidente Prudente sobre a superlotação dos veículos em horários de pico.

O MPE-SP, por meio do 2º Promotor de Justiça, Dr. Jurandir José dos Santos, ingressou com uma Ação Pública contra a Company-Tur Transportes e Turismo Ltda (Prudente Urbano), empresa concessionária do serviço de transporte coletivo em Presidente Prudente, e também contra a Prefeitura, após ofício do vereador Geraldo da Padaria. Na ocasião, o parlamentar solicitou providências quanto à superlotação dos ônibus por conta da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. (Clique aqui e leia mais)

Na Justiça, o membro do parquet obteve liminar contra a empresa e o município nessa segunda-feira (18). Na decisão, o juiz da Vara da Fazenda Pública Dr. Darci Lopes Beraldo determinou que, em um prazo de 24 horas, a empresa concessionária disponibilizasse "tantos ônibus quantos forem necessários para atender à demanda [...], atendendo ao Decreto Municipal Nº 30.747/2020 que impõe à empresa Requerida que não transporte passageiros em pé nos ônibus"; além de higienização e disponibilização de álcool em gel aos usuários nas entradas e saídas dos veículos e nos terminais.

Decorridas as 24 horas, na manhã desta quarta-feira Demerson Dias, Geraldo da Padaria e Mauro Neves estiveram em três locais para verificar o cumprimento da decisão judicial in loco. No primeiro, saíram do bairro de Montalvão, no Ônibus Nº 1120, e ingressaram na linha com destino ao Terminal Urbano. Esta linha estava regular, com todos os passageiros sentados e álcool em gel pendurado próximo à catraca.

Em seguida, no terminal, entraram no Ônibus Nº 1220, Linha Nº 108 - Jardim Alto da Boa Vista x Jardim Planalto. "Infelizmente, Excelência, o que constatamos foi um ônibus completamente lotado de pessoas que estavam indo para seu trabalho ou saindo do mesmo. E, o mais agravante, funcionários do setor de Saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19, dos hospitais como a Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Regional", ponderaram os vereadores no ofício.

Demerson Dias, Geraldo da Padaria e Mauro Neves desceram no ponto em frente ao Hospital Regional do Câncer e se dirigiram para a Praça "Monsenhor Sarrion". "Apesar de termos constatados ônibus que cumprem a medida, nos deparamos com duas situações críticas: o Ônibus 1160, que saiu do Residencial Dayane, ao lado do Montalvão, e iria até o Hospital Regional/Jardim Morumbi; e o Ônibus Nº 1330, que saiu do Jardim Humberto Salvador", citaram.

"Além da constatação visual da superlotação de dezenas de pessoas em pé e aglomeradas, ouvimos dezenas de relatos da falta de limpeza, higienização e, ainda, atraso destas duas últimas linhas de ônibus", alertaram os vereadores Demerson Dias, Geraldo da Padaria e Mauro Neves no documento encaminhado ao Promotor de Justiça.

Confira no arquivo abaixo a íntegra do ofício encaminhado, bem como fotos de ônibus lotados.

Ofício Denúncia Transporte Coletivo Superlotado

Vereadores in Memoriam da Legislatura