Data: 16/05/2020 13:02:02
Por: Maycon Morano, diretor de Comunicação Institucional da Câmara Municipal
Vereador pede orientações aos servidores no uso de máscaras
Wellington Bozo também sugere que unidade de saúde distribuam máscaras para população

Enviar esta notícia para um amigo

Foto:Arquivo/Comunicação CMPP

O vereador Wellington Bozo solicitou ao prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, que o município conceda orientações técnicas sobre o uso adequado de máscaras pelos servidores públicos, que continuam com o atendimento para a população em geral.

Além disso, o parlamentar também sugeriu que a Prefeitura viabilize a disponibilização de máscaras laváveis para a população de baixa-renda nas unidades de saúde da cidade, devido à pandemia da Covid-19, a doença causa pelo novo coronavírus. Os ofícios foram protocolados nessa sexta-feira (16).

Orientações

Em seu primeiro ofício encaminhado ao chefe do Executivo, Wellington Bozo pede que "sejam revistas as orientações fornecidas aos servidores públicos municipais e que lhes sejam dados os devidos esclarecimentos sobre o uso adequado das máscaras laváveis".

O vereador também pondera a necessidade da aquisição de mais unidades de máscaras, para que sejam utilizadas no ambiente de trabalho e substituídas "conforme a necessidade do servidor, na frequência recomendada pelos órgãos de saúde".

"Há relatos de servidores que receberam da Prefeitura Municipal apenas duas unidades de máscaras laváveis para serem utilizadas no expediente de trabalho sem a devida recomendação sobre o tempo de uso e lavagem", abordou o parlamentar.

Wellington Bozo contrapôs os relatos com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre o uso de máscaras de tecido. "Dentre as principais orientações, afirma-se que cada máscara deve ser utilizada pelo período ininterrupto de no máximo 3 horas ou até que as máscaras fiquem úmidas, o que pode ocorrer em tempo menor, principalmente para aqueles servidores que prestam atendimento ao público", pontuou.

O vereador ainda citou o Decreto Municipal Nº 30.797, que declarou estado de calamidade pública em vista da pandemia da Covid-19; o Decreto Nº 30.837/2020, que estabelece o atendimento presencial pelos servidores da Administração Pública Direta e Indireta no período das 8h às 14h, além do retorno da jornada de 40 horas semanais, com uso obrigatório de máscaras pelos servidores municipais.

Coma jornada diária retomada, o vereador mencionou que cada servidor deveria, então, utilizar ao menos três máscaras ao longo da jornada de 8 horas de trabalho. "Estas devem ser devidamente lavadas e estar completamente secas até o dia seguinte, sendo que este último passo depende de fatores externos, como a umidade do ambiente", ponderou Wellington Bozo.

"Os membros do Poder Público e seus servidores devem ser exemplos de conduta para a população, principalmente neste período de crise sanitária mundial, em que se exige que todos façam o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual [EPIs] para que se freie a proliferação da Covid-19", analisou.

Distribuição de máscaras

Já em seu segundo ofício, o vereador Wellington Bozo sugeriu ao prefeito municipal, Nelson Roberto Bugalho, que disponibilize máscaras laváveis para a população de baixa-renda nas unidades de saúde de Presidente Prudente, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Neste caso, o parlamentar citou o Decreto Municipal Nº 30.836, que determina a utilização de máscara por toda a população prudentina em espaços públicos, transportes coletivo e individual, e por aplicativo.

"Nem todas as pessoas possuem recursos materiais e financeiros para adquirir as máscaras supramencionadas, por isso, a necessidade do apoio do Poder Público para que a população mais carente possa ser atendida", afirmou Wellington Bozo.

Confira nos arquivos abaixo os dois ofícios protocolados.

Arquivos para Download

OfícioWB - Uso Adequado Máscaras
OfícioWB - Distribuição Máscaras

Reportar erro

Vereadores - VIGÉSIMA PRIMEIRA CÂMARA - 17ª LEGISLATURA
Vereadores in Memoriam da Legislatura
Calendário das Sessões
< Julho de 2020 >
D S T Q Q S S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31